quinta-feira, 17 de setembro de 2015

COMO IDENTIFICAR UM INFARTO E COMO SOCORRER

As doenças do coração são responsáveis pelo maior numero de mortes no mundo e todos já sabemos que o infarto ocorre devido a uma obstrução nas artérias que levam sangue oxigenado ao coração. Esta obstrução é devido a placas de gorduras chamada Ateroma e  a presença destas placas chama-se Aterosclerose ou seja placas de colesterol.
Mas o que o obstrui realmente a artéria é o coágulo sanguíneo devido a ruptura da parede da placa de gordura.

Getty Images


Quando a obstrução pela placa for maior que 70% a pessoa sentirá o sintoma da dor no peito.
Mas existe mais sintomas que podem indicar  se realmente você está tendo um infarto que são:

  • Vômito
  • Sonolência
  • Fadiga
  • Suor frio
  • Tontura ou Vertigem
  • Palpitações
  • Fraqueza intensa
  • Falta de ar
  • Sensação de ansiedade

Nem todos os sintomas acontecem na pessoa que está sofrendo um infarto. Quando a dor no peito se prolongar por mais de 20 minutos deve ser investigada o mais rápido principalmente se ocorrer alguns dos sintomas acima.
Os fatores de risco são obesidade, hipertensão, colesterol alto, stress, diabete e atacam mais os homens de meia idade e mulheres após menopausa.

COMO AGIR FRENTE A UM INFARTO

Se a pessoa estiver acordada deixe-a confortável e chame a emergência, checando o nível de consciência da pessoa.
Dar ácido acetilsalisílico infantil pois ajuda a dissolver o coágulo de sangue que se formou em cima da placa de gordura. dar 3 comprimidos de 100 mg e fazer mastigar para acelerar a absorção. 
Mas se a pessoa estiver desacordada deverá chamar a emergência e começar a massagem cardíaca.



PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO

Os hábitos alimentares e o estilo de vida levam muitas pessoas a sofrerem com as doenças do coração. Para prevenir que este mal venha acometer a sua saúde você deve começar mudando seu modo de vida. 
Comece com atividades físicas como caminhadas diárias de no mínimo 35 minutos aumentando um pouco até chegar uma hora por dia. Não fume ou use drogas. Evite o stress.
Inclua na sua alimentação fibras, frutas, vegetais que ajudam na absorção de gordura e evite ingerir gorduras, carboidratos e frituras.Faça exames de rotina anualmente. Beba água regularmente e tenha uma vida mais saudável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário