terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PANETONE DE NATAL

       Você que ganhou aquele panetone de Natal meio mixuruca e não tá com tanta vontade assim de comer,você pode incrementar este panetone com algumas dicas de receitas que tenho aqui comigo. Podemos variar os sabores de recheio conforme o tipo de panetone mas se você quiser pode fazer a gosto.
Para quem ganhou panetone de frutas o ideal é usar um recheio de chocolate pois fica mais cremoso e gostos.

Recheio de chocolate:
Pegue seu panetone sem graça, retire a tampa e reserve. Retire com uma faca o miolo do panetone.
Faça um recheio de Guanache:
- para cada 200g de chocolate amargo use 100ml de creme de leite
- para cada 200g de chocolate ao leite use 70ml de creme de leite
- para cada 200g de chocolate branco use 50ml de creme de leite

Derreter o chocolate no microondas ou banho-maria e depois misturar o creme de leite.
Coloque o recheio escolhido dentro do panetone e coloque a tampa. Leve ao refrigerador para o recheio ficar firme.



          Para os panetones com gotas de chocolate o recheio que mais gosto é de sorvete.
Retire a tampa e o miolo do panetone e coloque sorvete do sabor de sua preferencia. 
Coloque a tampa e leve para o freezer para não derreter. 


          Outra dica super gostosa é fazer um recheio de mouse de limão e colocar no panetone .Prepare o mouse de limão com uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e suco de dois limões. misture tudo e coloque no panetone. Cubra com a tampa e leve para gelar. Fica uma delicia e você ainda pode usar como recheio mouse de maracujá de morango ou até de chocolate.

         Então vamos testar para ver qual recheio fica melhor. Mas cuidado com o excesso pois panetones tem muita gorduras principalmente  gordura saturada responsável pelo aumento do LDL - colesterol ruim. Não esquecer de fazer atividades físicas pois exercícios tem relação direta com o  aumento do HDL - colesterol bom.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PARQUE DAS 8 CACHOEIRAS - UM LUGAR PARA ESTAR EM PAZ

               Uma das coisas mais importantes para mim e estar em contato com a natureza, renovando as energias, respirando ar puro e acima de tudo fazendo parte dela, pois  em contato com a natureza que encontramos o equilíbrio  e harmonia que precisamos para enfrentar a agitação e esteres da vida urbana.
No meu ultimo passeio para aliviar a tensão fui visitar o PARQUE DAS 8 CACHOEIRAS que fica em São Francisco de Paula -Rio Grande do Sul- Brasil.
Um lugar lindo cercado pela natureza, com matas nativas e com as suas lindas cachoeiras. O Parque possui cabanas muito aconchegantes e um delicioso cafe da manhã.
Para chegar nas cachoeiras existem trilhas bem sinalizadas e para cada trilha que leva a uma das cachoeiras tive a melhor companhia do mundo, um cãozinho da pousada que nos acompanhou o tempo todo. 
Compartilho com vocês as fotos deste lugar maravilhoso, para quem deseja se afastar dos problemas e estar em paz consigo mesmo, e se isolar para repor as energias, com certeza um dos lugares ideais para este fim.
 Para chegar nas cachoeiras tem trilhas que podem levar de 15 minutos até 2 horas e meia de caminhada e o grau de dificuldade pode variar de 1 nível fácil a 5 nível difícil.
 Existem 8 cachoeiras no Parque mas tive folego para somente 4, pois as outras 4 o tempo de caminhada levava ate 5 horas ida e volta.

 Cada uma delas tinha sua beleza particular com águas claras mas bem gelada.

 Como disse antes tive a melhor companhia nas caminhadas, o guri um cão que mora no Parque  que me acompanhou desde a hora que cheguei ate a hora que parti. Quase chorei  na despedida.


 Vista do vale com a mata nativa intacta, preservada e mostrando que ali a beleza dela mostra um espetáculo.
 Bela queda d'água com cerca de 100 m de altura.
 Vista da cabana que fiquei alojada. Belo panorama para apreciar e relaxar.

 Meu amiguinho na porta da cabana se apresentando.
Mais cabanas sempre com vista para os morros e vale.
 
 Trilha onde avistamos um cervo. Ficou um pouco longe a imagem pois não queríamos assustar o animal.
 Lago com as aves, muito lindo também.


        Lugares assim são uma terapia para renovar a alma, pois um corpo para estar em plena harmonia precisa também cuidar da alma, e estar em contato com a natureza nos aproxima cada vez mais da nossa verdadeira essência. A vida passa muito rápido, então aproveitem o máximo curtindo as belezas  que nos cercam. 

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O PODER DO RESVERATROL



   
           Vocês já ouviram falar do Resveratrol? Bom se você não conhece esta substância, vamos lá conhecer.
     O Resveratrol é uma molécula natural, um polifenol descoberto em pesquisas na faculdade PUCRS, pelo químico André Souto e está presente em muitos alimentos  sendo os mais conhecidos sementes de uvas, película de uvas pretas, suco de uva, vinhos, amendoim e outras 70 espécies de plantas.
    Estudos confirmaram que o resveratrol pode prevenir doenças cardiovasculares, favorece a produção de HDL pelo fígado, ajuda a reduzir os níveis de LDL e retardar o envelhecimento celular.
      Em estudos, este polifenol foi capaz de aumentar a longevidade de leveduras e vermes pois tem ação na proteína Sirtuína. 
    A enzima Sirtuína permitem que células que sofreram algum dano sobreviva, retardando a morte celular. O resveratrol estimula a sirtuína aumentando a sua função de longevidade celular.  
   Os Sucos de uvas orgânicas possuem maior concentração de resveratrol pois ao evitar defensivos agrícolas as plantas desenvolvem mais a autodefesa.
    Em uma pesquisa foi comprovado que o suco de uva reduziu 8% a pressão arterial de 32 idosos de Porto Alegre quando consumiram um copo de suco de uva pela manhã e um copo de noite por dois meses.
   Para aproveitarmos os benefícios do resveratrol deve ser consumido ao natural através dos sucos, vinhos e frutas e quanto mais escura a cor mais resveratrol ela contém.