Na correria dos dias de hoje, precisamos estar preparados para eventualidades que podem ocorrer a qualquer momento. Uma das coisas que eu acho importante é como lidar com pessoas que estão com algum problema de doença que podem cair na nossa frente a qualquer momento. E o que devemos fazer para socorrer?
Realizei um curso de primeiros socorros e uma das coisas que fiquei mais interessadas foi como identificar o AVC em alguém.
AVC é acidente vascular cerebral, mais conhecido como derrame cerebral.
Existem dois tipos de AVC: o Isquêmico e o hemorrágico.
O AVC Isquêmico ocorre devido a um coágulo que se desprende de algum local do corpo e entra na circulação sanguínea e só vai para quando trancar num vaso com calibre menor, e isso quando acontece no cérebro dá origem ao derrame. A maioria dos AVCs, até 90% é isquêmico.
O AVC Hemorrágico é o mais grave pois é quando um vaso se rompe no cérebro causando pressão na caixa craniana e quando se salva geralmente a pessoa fica com algum tipo de sequela. Tem origem na pressão alta. Sua incidência é de 10 %.
Quando alguém está tendo um AVC o socorro para evitar danos e salvar a vida é de a té 3 horas a partir do início dos sintomas.
Para identificar estes sintomas foi criado a ESCALA DE CINCINNATI
fonte:http://pwweb2.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/redebrasilavc/usu_doc/projetonacionalavc2009.pdf
- QUEDA FACIAL - pede-se para a pessoa dar um sorriso e a boca fica torta;
- PERDA DA FORÇA - pedir para levantar os dois braços com a palma da mão para cima, se um braço cair é um indicativo de perda de força;
- FALA ARRASTADA - peça para a pessoa falar alguma para verificar se está com dificuldade em falar;
Caso a pessoa se enquadrar em apenas um só desses três, a chance de AVC é de 70% e mais de um a chance aumenta ainda mais, com isso deve-se levar a pessoa imediatamente para o atendimento hospitalar, para ser medicada o mais rápido possível, pois até 3 horas a chance de não ter danos é menor.
O atendimento rápido a uma pessoa com AVC vai ajudar a diminuir o risco de sequelas e de salvar a vida dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário