segunda-feira, 21 de setembro de 2015

COMO FAZER EMPANADAS DE MAÇÃ




Uma das receitas que mais gosto é empanadas de maçã e canela e quero compartilhar com vocês esta gostosura. Então vamos logo ver quais ingredientes precisamos e como fazer?

Para a massa:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1/3 xícara de óleo
  • 1 xícara e meia de água
  • sal a gosto
Coloque numa tigela primeiro a farinha, o sal e o óleo e comece a misturar até formar uma farofa. Depois coloque a água aos poucos e mexa tudo até que a massa fique homogênea e não grude mais na tigela.

Para o recheio
  • 4 maçãs descascadas, sem sementes e picadas em cubos pequenos
  • suco de meio limão
  • meia xícara de açúcar
  • canela em pó a gosto
Coloque todos os ingredientes do recheio numa panela, leve ao fogo brando e mexa até que forme uma calda. Continue cozinhando por mais 10 minutos até a maça ficar macia e cozida.

Agora você vai pegar a massa e fazer discos de 15 cm igual ao formato de um pastel. Use um rolo para expandir a massa e depois corte os discos. coloque o recheio em cada disco e feche com um garfo. Leve ao forno médio aproximadamente 180° por 15 minutos . Após polvilhe com canela em pó e açúcar.

Espero que gostem pois como é assado e não é frito se torna um alimento saudável.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

COMO IDENTIFICAR UM INFARTO E COMO SOCORRER

As doenças do coração são responsáveis pelo maior numero de mortes no mundo e todos já sabemos que o infarto ocorre devido a uma obstrução nas artérias que levam sangue oxigenado ao coração. Esta obstrução é devido a placas de gorduras chamada Ateroma e  a presença destas placas chama-se Aterosclerose ou seja placas de colesterol.
Mas o que o obstrui realmente a artéria é o coágulo sanguíneo devido a ruptura da parede da placa de gordura.

Getty Images


Quando a obstrução pela placa for maior que 70% a pessoa sentirá o sintoma da dor no peito.
Mas existe mais sintomas que podem indicar  se realmente você está tendo um infarto que são:

  • Vômito
  • Sonolência
  • Fadiga
  • Suor frio
  • Tontura ou Vertigem
  • Palpitações
  • Fraqueza intensa
  • Falta de ar
  • Sensação de ansiedade

Nem todos os sintomas acontecem na pessoa que está sofrendo um infarto. Quando a dor no peito se prolongar por mais de 20 minutos deve ser investigada o mais rápido principalmente se ocorrer alguns dos sintomas acima.
Os fatores de risco são obesidade, hipertensão, colesterol alto, stress, diabete e atacam mais os homens de meia idade e mulheres após menopausa.

COMO AGIR FRENTE A UM INFARTO

Se a pessoa estiver acordada deixe-a confortável e chame a emergência, checando o nível de consciência da pessoa.
Dar ácido acetilsalisílico infantil pois ajuda a dissolver o coágulo de sangue que se formou em cima da placa de gordura. dar 3 comprimidos de 100 mg e fazer mastigar para acelerar a absorção. 
Mas se a pessoa estiver desacordada deverá chamar a emergência e começar a massagem cardíaca.



PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO

Os hábitos alimentares e o estilo de vida levam muitas pessoas a sofrerem com as doenças do coração. Para prevenir que este mal venha acometer a sua saúde você deve começar mudando seu modo de vida. 
Comece com atividades físicas como caminhadas diárias de no mínimo 35 minutos aumentando um pouco até chegar uma hora por dia. Não fume ou use drogas. Evite o stress.
Inclua na sua alimentação fibras, frutas, vegetais que ajudam na absorção de gordura e evite ingerir gorduras, carboidratos e frituras.Faça exames de rotina anualmente. Beba água regularmente e tenha uma vida mais saudável.




quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Cascata do Caracol, Canela - RS.







Olha que lindo as águas descendo pela cascata. 

É no Parque do Caracol em Canela na Serra gaúcha, muito bom pra descansar e apreciar este espetáculo que é a natureza. 

Com trilhas sinalizadas para você dar uma boa caminhada e respirar ar puro.

Eu recomendo este lugar maravilhoso.

domingo, 23 de agosto de 2015

ALHO VAI MUITO BEM PRA SUA SAÚDE



       Quem não conhece este tempero usado em muitos pratos para realçar o sabor da comida. Pois é, o alho além de dar este toque a mais no preparo de refeições, possui também muitos benefícios para manter a saúde do nosso organismo.
Os tipos de alho mais comuns é o alho comum branco, o alho - poró (alho francês), o alho do campo e o alho negro que nada mais é que o resultado do processo de fermentação do alho comum.
As propriedades nutricionais deste tempero incluem a grande quantidade de minerais, como selênio e germânio que são antioxidantes e no caso do germânio, este atua na produção de substâncias capaz de combater infecções e tumores. o alho tem vitaminas do complexo B, inclusive a B6, importante para revigorar o sistema imunológico, o potássio, o cálcio e o fósforo.
Para aproveitar todas as propriedades do alho, a melhor maneira de consumir este tempero é cru pois altas temperaturas destrói quase todas as propriedades nutricionais dele. 
Mas com certeza é muito difícil devido ao gosto forte que possui por causa da Alcina, substância que dá origem ao mau hálito de alho.
Uma dica é triturar o alho e colocá-lo dentro de um vidro com azeite, e aos poucos seus compostos ficarão disponíveis e o cheiro mais fraco. Também pode ser colocado ao final do cozimento do arroz, por exemplo.
No inverno o chá de alho é indicado para as gripes pois reforça o sistema imunológico pois é um potente antibiótico e antifúngico.


Receita de chá de Alho
* 1 dente grande de alho amassado
*100 ml de água
* folhas de hortelã a gosto
* canela em pau a gosto
Após a água ferver desligue o fogo e coloque o alho macerado, a hortelã e a canela.
Aguarde 15 minutos e após adoce e beba.


Alho Negro


No Japão este alho é tão poderoso que é usado como remédio natural para prevenir várias doenças.
Em um estudo realizado em 2014 mostrou foi capaz de inibir células malignas em câncer do cólon. O alho negro retarda o envelhecimento, combate o mal colesterol, diabetes como preventivo, combate prisão de ventre, gripes, ativa a circulação sanguínea. o Poder antioxidante do alho negro é dez vezes maior que o do alho comum.
Os japoneses costumam comer um dente de alho negro por dia e muitos chegam ao 100 anos de idade ou mais.
O alho negro é o resultado da fermentação do alho comum em uma estufa por duas ou três semanas a uma temperatura de 65° C.  Após está pronto para consumo e com um sabor mais adocicado típico dele.
Então vamos começar a incrementar estes temperos á nossa dieta pois estaremos protegendo nosso organismo de muitos tipos de doenças.





terça-feira, 14 de abril de 2015

REFEIÇÃO LIGHT

        Olá pessoal, para aqueles que tem uma vida corrida e não tem muito tempo par fazer uma receita  muito demorada, olha o que eu achei para sugestão de almoço ou janta. Serve  para aqueles que estão fazendo dieta ou mudança de hábito alimentar.  É uma receita rápida e superfácil de fazer.



     Você vai precisar de:

  • alface mimosa
  • cenoura ralada
  • couve-flor cozida
  • pedaços de frango
  • cebola picada
  • sal
  • alho

   Para fazer primeiro tempere os pedaços de frango com sal, alho e algum tempero de sua preferência.
   Doure a cebola picada em um panela com um pouco de óleo. Depois coloque o frango temperado para fritar até ficar cozido.
Num prato coloque os pedaços de frango com a cenoura ralada , a alface mimosa lavada e a couve-flor cozida. 
Para acompanhar faça um suco de laranja ou limão.
Fica uma  refeição leve, rápida de fazer, saudável e super gostosa.
Bom Apetite.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

QUAL O MELHOR ARROZ PARA A SUA SAÚDE.

       O Arroz é um alimento que está presente diariamente na mesa do brasileiro. É um alimento rico em carboidrato e proteína. Mas o tipo de arroz que geralmente predomina é o branco. E você, conhece os benefícios das outras variedades de arroz? 

Então vamos conhecer a classificação do arroz e os benefícios após o processo de transformação:

ARROZ BRANCO OU POLIDO - É constituído basicamente de carboidrato e proteína pois os seus nutrientes foi perdido no processo de polimento. É retirada toda a casca e o gérmen do grão sobrando a parte branca que é amido.

ARROZ PARBOILIZADO - É deixado de molho na água quente e após é submetido a alta temperatura e pressão. Com isso ocorre a migração das vitaminas e minerais para o interior do grão.
É mais rico em vitaminas e minerais em relação ao arroz branco e tem maior quantidade de amido que auxilia na saúde do intestino grosso, na redução do índice glicêmico e na prevenção do câncer. 

ARROZ INTEGRAL- É o mais recomendado para consumo pois preserva muito mais seus nutrientes, com maior quantidade de vitaminas e minerais, alto teor de fibras, proteínas e antioxidantes.
Comparado ao arroz branco, o integral tem 5 x mais magnésio isto faz com que seja mais benéfico pois auxilia no controle da produção hormonal, na pressão arterial e na contração muscular.

E quais as espécies de arroz que existem?
Entre as variedades de arroz existentes, o vermelho e o negro possuem alto teor de antioxidantes, que previnem ou retardam  a evolução de muitas doenças e ricos em ferro e zinco.


  • VERMELHO



  • NEGRO


  • AGULHINHA


  • ARBÓREO

  • JASMIM


  • CATETO


  • BASMATI


BOM APETITE E BOA ESCOLHA.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

CHOCOLATE QUAL O MELHOR E O PIOR PARA A SUA SAÚDE.

          Como estamos em época de comer muito chocolate, pois daqui a dois dias é Páscoa, vamos conhecer um pouco mais sobre esta delícia.
Origem: América central a partir da civilização OLMECA 1500 a.c que habitava o México.      

Tipos de chocolate mais comum para consumo:


1) EXTRA AMARGO (+++): 76 – 90% cacau, contendo também a manteiga de cacau. Existem opções sem ou com pouquíssimo açúcar. O cacau possui propriedades que beneficiam as funções cardíacas, equilibram o colesterol bom e ruim e aliviam o estresse. Contém teobromina que melhora o humor e funciona de forma semelhante à cafeína (é devido a esta substância que o chocolate é tão viciante!), e também apresenta antioxidantes, que previnem doenças e o envelhecimento precoce, além de fibras.
ATENÇÃO! É por este motivo que quanto mais cacau, maiores serão os benefícios do chocolate. Já as opções com percentual menor de cacau, em geral, contêm grandes quantidades de açúcar e gordura, o que diminui sua qualidade e traz inclusive efeitos contrários aos do cacau. Portanto, consuma todas as modalidades com moderação.
2) AMARGO (+++): 51 – 75% cacau (sólidos de cacau e manteiga de cacau). Esta opção normalmente vem com mais açúcar do que o extra amargo, mas possui ótimas quantidades de cacau e se beneficia de todas as suas qualidades.


3) MEIO AMARGO (+++): 35 – 50% cacau. Sua composição é bem diversificada, conforme a marca do chocolate, mas é comum conter bastante açúcar, a exemplo do chocolate ao leite, e gordura. No entanto, é uma opção muito boa para aqueles que não apreciam o sabor forte do extra-amargo e do amargo.

4) AO LEITE (++): 10-25% cacau, que inclui cacau sólido, manteiga de cacau, mais de 12% de leite e açúcar. Um dos mais doces que existem, portanto representa um incremento bem grande de calorias na dieta, provenientes principalmente do açúcar, mas também da gordura do leite, da manteiga de cacau e de outras gorduras adicionadas. Aumenta as chances de engordar, se consumido em grande quantidade, ainda mais se sua dieta já for rica em outros carboidratos.

5) BRANCO (+): seus componentes principais são: leite, manteiga de cacau e açúcar. E, muitas vezes, a manteiga de cacau é quase totalmente substituída por gordura vegetal hidrogenada (a de pior qualidade biológica). Sendo assim, não traz benefícios relevantes para a saúde e deve ser consumido com bastante moderação.


6) DIET (++): é aquele que NÃO CONTÉM algum nutriente. Usualmente, os chocolates diets são assim chamados por não possuírem o açúcar, mas cuidado!
Muitas vezes, eles têm uma quantidade elevada de gordura! Outro fator a ser considerado, se você não é diabético, é que cada vez que sua boca sente o sabor doce, o corpo inteiro se prepara para receber o açúcar, só que neste caso o açúcar não vai chegar, então a vontade de comer o chocolate pode só aumentar. É isto o que acontece com os chocolates que contêm adoçantes. Porém, se ele não tiver adoçante e nem mesmo açúcar, e ainda for amargo, pode ser considerado +++.


7) LIGHT (++): aquele que contém algum nutriente em MENOR QUANTIDADE. Sua composição pode variar muito, por isso, fique atento ao rótulo, e veja qual nutriente ele tem menos, e se possui algum em altas quantidades, em comparação à um chocolate normal.


Feliz Páscoa para todos, com muito chocolate mas sem exageros. Abraços.

domingo, 4 de janeiro de 2015

BANANA - BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


Uma das frutas mais deliciosas que eu consumo é a banana, que pode ser consumida de várias formas. Vamos conhecer um pouco de seus benefícios para a nossa saúde.
A banana ocupa a quarta posição de alimento mais produzido no mundo e é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, também é conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio. Por ser extremamente benéfica aos praticantes de exercícios físicos, a banana recebe é chamada de ‘alimento dos atletas’, já que ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares.
Originária do sudeste da Ásia, a fruta está presente em muitos países, inclusive no Brasil e, por aqui as principais variedades da fruta que você pode encontrar são: banana-da-terra, prata, maçã, nanica e ouro.
Banana é conhecida por fornecer energia instantânea. Ele fornece 90 calorias por 100 gramas do seu consumo. É uma das principais fontes de hidratos de carbono e de açúcar. A Banana também é rico em fibras dietéticas e contém uma pequena quantidade de gordura e de proteína. Além das vitaminas e minerais, como a vitamina A, vitamina C, vitamina B,ferro, magnésio, potássio, manganês, zinco e Fluoreto.

BENEFÍCIOS DA BANANA PARA SAÚDE
O consumo de banana Reduz a Pressão Arterial: Banana é uma importante fonte de Potássio, que é conhecido por reduzir a pressão arterial. Isso ajuda a contrabalançar os efeitos do sódio no corpo. O Teor de potássio na Banana é cerca de 500 mg enquanto que ele contém apenas 1 mg de sódio. O potássio ajuda a controlar a quantidade de fluido no corpo, e também ajuda a manter o equilíbrio delicado entre o sódio e o potássio.
Banana Para Digestão: As Bananas são conhecidos por sua alta quantidade de fibras dietéticas. Estas fibras dietéticas ajudar na ligação e acumulação de partículas de alimentos e ajuda na evacuação eficiente. por isso, problemas Intestinais e constipação podem ser facilmente evitadas com o consumo da Banana. É até benéfico durante a diarreia, uma vez que ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo e também fornece uma quantidade adequada de potássio.
Banana é uma excelente fonte em frutooligossacarídeos, que são prebióticos,que ajudam na manutenção das bactérias benéficas no trato digestivo. Estas bactérias ajudar na promoção da digestão e melhorar a saúde do intestino.
Benefício da Banana Para os Ossos: A Banana ajuda a fortalece os ossos e melhorar a densidade óssea no corpo. Ela contém frutooligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes essenciais como Cálcio e Magnésio. As Bananas verdes possuem ácidos gordos de cadeia curta, o que torna ainda mais benéfico na melhoria da saúde dos ossos.
Benefício da Banana para Visão: A Visão podem ser melhorada através do consumo da Banana diariamente. Ela contém alfa e beta-caroteno e Vitamina A, que ajuda na proteção da retina do olho. Degeneração macular relacionada com a idade pode ser impedida pelo seu consumo.
Banana Reduz Estresse e Depressão: O potássio é conhecido por ser um mineral destruidor do estresse. A Banana também contêm triptofano, que é convertido em serotonina. A serotonina atua como um relaxante e, assim, relaxa a mente de uma pessoa e melhora o humor.
Já para aqueles que estão pensando em emagrecer e precisam conter os ataques à geladeira, a banana é indicada também como sobremesa, pois prolonga a sensação de saciedade. Isso também ocorre por causa do triptofano, que ajuda a controlar a compulsão por doces. Por isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela é uma opção certeira para quem está de dieta pois  é pobre em calorias e tem baixo índice glicêmico. Além disso, Banana mantém a pessoa saciada, pois é rica em fibra alimentar.

 A anemia pode ser impedida pelo seu consumo. Ela é rico em Ferro,   que auxilia na produção de hemoglobina.